O trânsito caótico, atualmente, não é um “privilégio” de poucos. Basta sair em horários de pico em qualquer cidade para se dar conta do trabalho que se tornou dirigir hoje em dia. Antes de mais nada, o motorista deve sair de casa munido de paciência e cautela, pois aquela velha história de que é necessário dirigir por si e pelos outros é a mais pura verdade.
Mas será que dá para resolver um problema crônico nas grandes cidades? Para resolver, muita coisa precisa mudar, mas se cada um fizer sua parte já será possível obter uma melhora. Confira nossas dicas de como agir em diversas situações e experimente colocá-las em prática.
Evite congestionamentos
Como citado acima, hoje em dia é fácil ficar preso em horários de pico. Portanto, se você realmente não precisa colocar o carro para rodar nestes horários, considere seriamente não sair na rua. Tente sair com o seu veículo em horários alternativos e você vai perceber como a sua percepção sobre a cidade e, consequentemente, do trânsito mudam.
Tenha cuidado com os buracos
Cidades grandes, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo, onde o tráfego é mais intenso, costumam apresentar mais buracos nas vias e até mais obras. Portanto, não custa nada ter cuidado redobrado para desviar-se deles e garantir uma viagem mais tranquila. Outra dica é saber fugir das obras e buscar caminhos mais alternativos.
Fique atento à falta de sinalização
Se já é complicado dirigir nas cidades quando está tudo certinho, imagina quando há falta de sinalização? Pois é, infelizmente, nas cidades brasileiras isso não é difícil de acontecer. Então o que fazer? Velocidade reduzida, seguir o fluxo e procurar por outro tipo de sinalização, pois quando faltam placas, ainda é possível orientar-se pela sinalização de solo. Hora de lembrar-se das tediosas e necessárias aulas de CFC (Centro de Formação de Condutores) e utilizar as outras alternativas possíveis!
Não pare para olhar os acidentes
Acidentes diários, infelizmente, fazem parte da rotina de muitas cidades. No entanto, sabe o que faz com que eles fiquem ainda piores? A curiosidade dos outros motoristas. Filas enormes se formam, só para que todos possam ver de fato o que aconteceu e, só depois de ter matado a curiosidade, é que seguem em frente. Não faça parte desse time! Se você não pode ajudar quem se acidentou, seja por meio de um atendimento básico de primeiros socorros ou através de uma ligação para o SAMU, então simplesmente siga em frente.
Relaxe
Dirigir em grandes centros urbanos está cada vez mais estressante. E brigas e discussões também começaram a fazer parte dessa rotina maluca. Em consequência disso muitas mortes acabam ocorrendo. Nossa dica principal é: relaxe. Coloque a sua música preferida no rádio, pratique ioga, medite, faça mapas mentais, e o mais importante: não perca o controle. Sabemos que é mais fácil falar do que fazer, mas esforce-se e verá que não é tão difícil. Preserve-se!
E então, gostou das dicas? Conte para a gente o que você já faz ou o que pretende colocar em prática, deixe um comentário!