Para manter a sua frota em perfeito funcionamento, é necessário realizar a manutenção regularmente. Quando falamos em manutenção, podemos dizer que existem três métodos conhecidos:

  • A manutenção preditiva, que em que todos os componentes são avaliados através de aparelhos que medem as probabilidades de falhas;
  • A manutenção preventiva, que também é conhecida como periódica, e é a mais recomendável, já que é feita com um intervalo regular e todos os elementos são analisados e testados, além de serem realizados os procedimentos necessários.
  • A manutenção corretiva, que deve ser evitada a todo custo, dado que ela só é feita quando o problema já está acontecendo.

A manutenção corretiva é a causa de grandes prejuízos para os proprietários, pois na maioria das vezes há necessidade de paralisar o equipamento até que o problema da máquina seja localizado, e isso pode levar minutos, horas e até dias, dependendo de cada caso. Pensando nesses casos, seguem algumas dicas de manutenção preventiva para evitar que você tenha problemas mais graves. Confira!

Lubrificantes

Com a evolução dos tratores, colhedoras e implementos agrícolas, os lubrificantes colocados entre as peças para diminuir o atrito e aumentar sua vida útil receberam novas funções, como a película protetora, que tem por função:

  • Auxiliar na diminuição do calor e na vedação do motor;
  • Fazer a limpeza das peças;
  • Proteger contra a corrosão;
  • Evitar a entrada de impurezas.

A ausência ou utilização de lubrificantes impróprios podem reduzir cerca de 50% na vida útil do seu equipamento.

Pneus

Verifique a calibragem e mantenha-o sempre com a pressão determinada no manual, já que a pressão acima do recomendado acelera o desgaste e diminui a resistência, além de aumentar o risco de patinagem e danificar os pneus. Análises prévias podem identificar desgastes prematuros e possíveis danos.

Filtros de ar

Mantenha os filtros limpos, evitando que a passagem de ar pelo através deles seja reduzida por causa da sujeira acumulada. Quando o ar não circula corretamente pode haver perda de eficiência do motor, aumento de consumo de gasolina e superaquecimento.

Sistema de combustível

Esteja atento à bomba de combustível e aos componentes da câmara de combustão, pois eles são os responsáveis pelo funcionamento do motor. Lembre-se também de verificar os pistões e a câmara de combustão para certificar-se que não haja vazamentos durante a emissão de gazes.

Confira as velas e troque-as nas datas preestabelecidas pelo fabricante, pois, mesmo que elas não aparentem falhas durante o funcionamento do motor, podem estar danificadas e, neste caso, reduzirão a potência do motor e aumentarão o consumo de combustível.

Fique atento

  • Outros itens de extrema importância que merecem sua atenção:
  • Troque o filtro de óleo do motor;
  • Mantenha a grade do radiador limpa;
  • Troque o óleo do sistema de transmissão e hidráulico;
  • Verifique se o curso do pedal de embreagem está livre;
  • Abasteça o tanque de combustível após a jornada de trabalho;
  • Verifique o nível de água no radiador;
  • Ajuste periodicamente a correia do ventilador;
  • Utilize aditivos próprios para contribuir com a limpeza do tanque de combustível;
  • Limpe e lubrifique os pinos graxeiros;
  • Ajustes os faróis e lanternas dianteiras e traseiras.

Tomando todos esses cuidados, a manutenção corretiva dificilmente será necessária, o que influenciará diretamente na qualidade e produtividade do seu trabalho.

Qual o estado de sua frota? Você mantém sua manutenção em dia? Conhece outros pontos importantes para a manutenção? Participe contando quais procedimentos você utiliza.Bot‹o_lojistas_kmc

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