Para manter a sua frota em perfeito funcionamento, é necessário realizar a manutenção regularmente. Quando falamos em manutenção, podemos dizer que existem três métodos conhecidos:
- A manutenção preditiva, que em que todos os componentes são avaliados através de aparelhos que medem as probabilidades de falhas;
- A manutenção preventiva, que também é conhecida como periódica, e é a mais recomendável, já que é feita com um intervalo regular e todos os elementos são analisados e testados, além de serem realizados os procedimentos necessários.
- A manutenção corretiva, que deve ser evitada a todo custo, dado que ela só é feita quando o problema já está acontecendo.
A manutenção corretiva é a causa de grandes prejuízos para os proprietários, pois na maioria das vezes há necessidade de paralisar o equipamento até que o problema da máquina seja localizado, e isso pode levar minutos, horas e até dias, dependendo de cada caso. Pensando nesses casos, seguem algumas dicas de manutenção preventiva para evitar que você tenha problemas mais graves. Confira!
Lubrificantes
Com a evolução dos tratores, colhedoras e implementos agrícolas, os lubrificantes colocados entre as peças para diminuir o atrito e aumentar sua vida útil receberam novas funções, como a película protetora, que tem por função:
- Auxiliar na diminuição do calor e na vedação do motor;
- Fazer a limpeza das peças;
- Proteger contra a corrosão;
- Evitar a entrada de impurezas.
A ausência ou utilização de lubrificantes impróprios podem reduzir cerca de 50% na vida útil do seu equipamento.
Pneus
Verifique a calibragem e mantenha-o sempre com a pressão determinada no manual, já que a pressão acima do recomendado acelera o desgaste e diminui a resistência, além de aumentar o risco de patinagem e danificar os pneus. Análises prévias podem identificar desgastes prematuros e possíveis danos.
Filtros de ar
Mantenha os filtros limpos, evitando que a passagem de ar pelo através deles seja reduzida por causa da sujeira acumulada. Quando o ar não circula corretamente pode haver perda de eficiência do motor, aumento de consumo de gasolina e superaquecimento.
Sistema de combustível
Esteja atento à bomba de combustível e aos componentes da câmara de combustão, pois eles são os responsáveis pelo funcionamento do motor. Lembre-se também de verificar os pistões e a câmara de combustão para certificar-se que não haja vazamentos durante a emissão de gazes.
Confira as velas e troque-as nas datas preestabelecidas pelo fabricante, pois, mesmo que elas não aparentem falhas durante o funcionamento do motor, podem estar danificadas e, neste caso, reduzirão a potência do motor e aumentarão o consumo de combustível.
Fique atento
- Outros itens de extrema importância que merecem sua atenção:
- Troque o filtro de óleo do motor;
- Mantenha a grade do radiador limpa;
- Troque o óleo do sistema de transmissão e hidráulico;
- Verifique se o curso do pedal de embreagem está livre;
- Abasteça o tanque de combustível após a jornada de trabalho;
- Verifique o nível de água no radiador;
- Ajuste periodicamente a correia do ventilador;
- Utilize aditivos próprios para contribuir com a limpeza do tanque de combustível;
- Limpe e lubrifique os pinos graxeiros;
- Ajustes os faróis e lanternas dianteiras e traseiras.
Tomando todos esses cuidados, a manutenção corretiva dificilmente será necessária, o que influenciará diretamente na qualidade e produtividade do seu trabalho.
Qual o estado de sua frota? Você mantém sua manutenção em dia? Conhece outros pontos importantes para a manutenção? Participe contando quais procedimentos você utiliza.