Além de muito prática, a moto é o veículo mais econômico do momento. Mesmo assim, é possível reduzir ainda mais o gasto de combustível da sua. Não existe mágica, o segredo para a redução de consumo está em dirigir de maneira correta, estar com a manutenção sempre em dia e escolher o combustível correto. Pensando em sua economia, separamos algumas dicas importantes para você. Confira a seguir!
Leia o manual de sua moto
Conheça o seu veículo. A leitura do manual evita muitos equívocos que, além de aumentar o seu gasto, diminuem a vida útil do seu motor. Através de sua leitura, você conhecerá todas as especificações do fabricante, conseguindo, desta forma, otimizar o uso de seu veículo.
Mantenha os pneus calibrados
Quanto maior a área de contato com o solo, maior o atrito e, consequentemente, maior a aceleração necessária para o movimento de sua moto. Portanto, não deixe seus pneus murchos, verifique a calibragem a cada 15 dias e utilize a pressão informada no manual do fabricante. Este simples procedimento te possibilita economizar cerca de 3,3% do consumo de combustível, além de contribuir para a sua segurança.
Esqueça o tempo de aquecimento
Não ligue a moto antes de estar preparado para sair. Os motores atuais não necessitam ser ligados e “esquentados” antes, pois o sistema de injeção possibilita o seu aquecimento gradativo durante o trajeto. Evite também as aceleradas durante as paradas no semáforo, já que há envio desnecessário de combustível para o motor.
Esteja com a manutenção em dia
A troca de elementos como filtros de ar e velas desgastadas contribui diretamente para otimizar o consumo de sua moto, já que eles estão diretamente ligados na mistura ar x combustível, uma vez que o primeiro é o responsável por enviar o oxigênio à câmara de combustão e o segundo pela queima da mistura.
Mantenha o motor em baixa rotação
Altas acelerações desnecessárias aumentam o consumo do veículo, pois quanto maior a rotação, maior a quantidade de combustível enviado ao motor. Os zigue-zagues entre os carros faz com que o motociclista acelere e freie bruscamente, o que também reduz o rendimento do veículo. A melhor forma de economizar combustível é manter a rotação baixa. Portanto, na arrancada é importante já passar para a segunda marcha, diminuindo o giro do motor.
Escolha um posto confiável para abastecer
Um combustível adulterado diminui muito o rendimento do motor, já que os resíduos nele contidos ficam depositados no tanque, sujando os bicos injetores. A gasolina aditivada contribui para a limpeza do sistema de injeção, otimizando assim o consumo.
Evite cargas desnecessárias
É verdade que quanto maior o peso, maior a aceleração necessária para o movimento do veículo. Evite carregar o que não for utilizado por você, pois tanto o motorista quanto os objetos levados na moto aumentam o consumo de combustível, e em alguns casos, também alteram a aerodinâmica, afinal, quanto maior a área em contato com o ar, maior a força necessária para movimentar a moto.
E então, gostou das nossas dicas? Está colocando-as em prática? Conte-nos sua experiência e o quanto economizou!