Cada vez mais as motos estão se tornando necessárias no mundo moderno, pois no trânsito insano das grandes cidades e com os preços absurdos que os combustíveis estão alcançando, são o meio de transporte mais rápido e econômico. As opções de modelos e marcas agradam a todos os gostos e os preços acabam saindo bem mais em conta do que o dos automóveis. Mas não dá para comprar de qualquer maneira: é preciso atenção e cuidado na hora da escolha para que o que deveria ser um aumento na qualidade de vida não acabe se tornando uma tremenda dor de cabeça.
Quer descobrir tudo que você precisa saber antes de efetuar a compra de sua moto? Confira a seguir o passo a passo!
Pense na real utilidade do veículo para você
Antes de escolher marca e modelo, você deve pensar na real utilidade da moto para você. Vai usá-la para trabalhar ou apenas no trânsito pesado? Vai dar umas voltinhas ou usá-la para viagens longas? Tudo isso influenciará no tipo de equipamento que você deve adquirir. Só depois dessas definições defina se optará por uma moto mais econômica e durável, uma mais robusta ou uma mais estilosa e com menos performance.
Cheque no DETRAN se as multas e os impostos estão em dia
Antes de adquirir qualquer tipo de veículo é indispensável fazer esse tipo de checagem. E o melhor: dá para fazer sem sair de casa! Através da internet, com o número de RENAVAM e do CPF do proprietário, você pode verificar se há alguma dívida ou multa em aberto, se o IPVA está em dia e até se a moto já foi fruto de furto ou roubo. Ter essa noção exata da situação legal do veículo também é um forte indicador da maneira como o antigo dono lidava com ele, se tomava os cuidados corretos e não infringia a lei. Se encontrar muitas pendências, atrasos ou problemas, melhor buscar outra opção.
Observe os detalhes
Observe a carenagem, os pneus e cada detalhe da moto, de preferência durante o dia. Acidentes mais sérios desvalorizam o veículo e geralmente eles não voltam a ter alinhamento e funcionalidades perfeitos, mesmo depois de consertados. Se olhar com atenção, poderá buscar pequenas marcas, que são como cicatrizes da colisão. Em local com boa iluminação, analise minuciosamente a pintura, buscando diferenças de cor, assimetrias, ondulações, amassados ou alterações nas quinas. Encontrando essas características, evite fechar negócio ou tenha uma conversa franca com o antigo dono.
Faça um test drive
Não há como comprar um veículo sem antes saber se você se sente confortável ao guiá-lo. Além disso, é no test drive que você poderá analisar com precisão se tudo está em harmonia, se o motor não é barulhento, a suspensão está ok e os componentes estão funcionando bem. É quase que uma obrigação fazer esse teste e, se o dono da moto não tem o que esconder, ele não terá porque não consentir. Mantenha atenção redobrada para ruídos, o estado do banco, o painel e a direção.
Seguindo esses passos, a sua compra não será complicada. As motos podem trazer grande economia de tempo e dinheiro e ajudá-lo a ter uma vida mais simples e feliz. Escolha o modelo certo para atender as suas necessidades e aproveite todos os benefícios que a vida em duas rodas pode lhe proporcionar!