Como todos nós sabemos, as motos despertam paixão e ciúmes em seus donos, que querem cuidar delas da melhor maneira possível. Ter a sua motocicleta por mais tempo ao seu lado, com segurança e confiabilidade, deve ser a meta de todo motociclista que se preze. E o melhor, algumas atitudes rápidas e pouco dispendiosas podem contribuir muito para conquistar essa meta.
Manter a lubrificação da corrente é uma da melhores coisas que você pode fazer. A vida útil dela aumentará, assim como a do pinhão e da coroa, que possuem relação intima entre eles. Para esse trabalho, existem muitas opções como óleos, sprays e graxas. Vamos mostrar aqui quais são as melhores maneiras de fazer isso e atingir o melhor desempenho com menos trabalho. Confira!
Faça a checagem com freqüência
O essencial é verificar se o kit de transmissão está lubrificado constantemente. Porém, se você lavou a moto ou pegou chuva, a lubrificação pode se perder. Você precisa checar com maior atenção mesmo que o tenha feito pouco antes. É interessante, nessa mesma observação, atentar-se para se a corrente encontra-se muito tensa ou relaxada demais, pois em ambos casos, mesmo com os produtos adequados, a corrente poderá sofrer danos.
O ideal é verificar essa situação uma ou duas vezes por semana, em condições normais. Embora os fabricantes recomendem mais tempo para essa checagem, quando se fala de segurança e economia, todo cuidado é pouco.
Tenha sempre óleo à mão
É a maneira mais popular de lubrificar sua corrente, embora quem a utilize sempre tenha dor de cabeça com a limpeza da moto e manchas nas roupas. Mas esse incômodo é compensado pela proteção que um bom óleo dá ao sistema. Você deve sempre ter um à mão, pois pode salvar sua pele em caso de a corrente estar seca de repente.
Evite exagerar na aplicação e dê preferência ao óleo 90, mais viscoso e feito idealmente para isso. O excesso, especialmente de óleo mais fino, pode potencialmente ser até perigoso, pois alguma quantidade pode ir para a roda, desestabilizando o condutor e causar graves acidentes. Antes de passá-lo, você pode lavar a corrente com querosene, para retirar o óleo antigo e as impurezas que se concentram normalmente.
Se puder, invista num spray de qualidade
É o que há de mais moderno e indicado em termos de lubrificantes. Além disso, é a salvação de quem odeia rodas e roupas sujas, bem como aqueles que não querem arriscar nenhuma derrapagem. Os sprays são feitos especificamente para isso, com modernas técnicas de fabricação e testes em série. Os melhores aderem na corrente de certa forma que não sujam nem quem a toca. É um pouco mais caro, mas garantem a tranqüilidade e o sossego da viagem de quem faz esse investimento.
Com a corrente lubrificada, a segurança é garantida!
Mais do que aumentar a vida útil da corrente, uma lubrificação adequada evitará panes e acidentes, algo muito indesejável na vida sobre duas rodas. Os custos são relativamente pequenos quando pensamos nos benefícios e o trabalho maior é de apenas ter atenção e observar. Portanto, não arrisque ter maiores problemas no futuro, previna-se desse mal e tenha certeza: nada é melhor do que viajar tranqüilo e sem medo!
Como você cuida da saúde da sua corrente e da sua moto? Utiliza de truques e dicas que estendem a vida útil de ambas?
Compartilhe nos comentários abaixo seu conhecimento e se tiver alguma dúvida, conte-nos para que possamos te ajudar no que for possível!