Ayrton Senna é, para muitos, o maior piloto da história do automobilismo. Suas habilidades na pista eram impressionantes e por vezes parecia que ele e o carro eram um só elemento. No entanto, isso não se deu por acaso: essa relação vem desde a mais tenra infância, quando o atleta já guiava com maestria e destreza nas corridas de kart. Poucos conhecem essa fase do campeão, mas é fato que isso contribuiu e muito para o desenvolvimento de suas habilidades únicas e seu talento incomparável. Desde cedo ele já se mostrava diferenciado e quem é seu fã de verdade precisa conhecer um pouco dessa história. Quer descobrir um pouco mais sobre o início da caminha de Senna? Então confira o texto a seguir.
A infância do campeão
Senna nasceu no bairro paulista de Santana, mas foi criado no tradicional Jardim Paulista. A localidade hoje possui inclusive uma estação de metrô com o nome do piloto. Filho de um empresário e oriundo de uma próspera família, se interessou desde cedo por carros e automobilismo.
O próprio pai foi quem o presenteou com seu primeiro kart, com tenros 4 anos de idade. O veículo era improvisado e o motor era de um cortador de grama, mas Ayrton já mostrava sua incrível habilidade e arrojo até na condução de seu pequeno brinquedo. Já com 9 anos gostava de conduzir os jipes da família pelas estradas de terra das fazenda de seu pais. A paixão do campeão só crescia e entrar numa competição era apenas questão de tempo.
O início no kart
Por volta dos 13 anos não teve jeito: Senna começou a disputar provas no kart. De cara já começava a andar na frente, embora ainda tivesse menos experiência que os demais pilotos, conquistando diversos segundos lugares. Porém, lugar de campeão é em primeiro, e no ano de 1977 já conquistou seu primeiro título Sul Americano de Kart. Repetiu o feito nos anos de 1978 e 1980.
Em títulos nacionais também não se fez de rogado: foi o vencedor do Campeonato Brasileiro de Kart em 1977, 1978 e 1980. Todos se impressionavam com o jovem adolescente que demonstrava uma incrível precisão e agilidade na condução do carro, além de ser notória a veia de campeão. Senna não simplesmente não aceitava perder!
Piloto exigente
Apesar as muitas conquistas, o piloto sentia-se frustrado pelos poucos troféus que não levantou: os campeonatos paulista e mundial. O título de primeiro do mundo, que ele conquistaria três vezes na Fórmula 1, não veio quando ele corria de kart.
Disputou o mundial quatro vezes e ficou muito próximo de vencer duas: foi vice campeão em 1979, devido à uma punição em uma das baterias em razão de uma escapamento ligeiramente mais barulhento que o regulamento permitia, e amargou outra segunda colocação no ano de 1980, onde conseguiu inclusive empatar em pontos com o campeão, mas foi derrotado nos critérios de desempate. Foram excelentes resultados, mas não para ele que dizia: “é o primeiro lugar ou nada”.
E assim começou a carreira do campeão, que descobriu desde cedo uma irresistível vocação para as pistas e os títulos. Não tardou a ter seu talento descoberto pelos chefões do automobilismo e migrar para provas mais robustas. No entanto, o kart foi primordial para que Senna desenvolvesse sua habilidade e se tornasse, para muitos, o piloto mais completo da história.
Você já conhecia a história dos primórdios de Ayrton Senna? O que achou? Deixe suas opiniões nos comentários!