O agronegócio sempre foi parte importantíssima da economia brasileira. Mesmo em tempos de crise, ele segue num firme crescimento e vem apresentando ótimas oportunidades para quem quer investir no setor. São diversas as áreas que continuam a oferecer boas chances de lucros, mas é necessário que haja preparo e competência para isso. A competitividade também é alta e quem não se diferenciar não vai conseguir o destaque necessário para se realçar nesse importante nicho. Dentro desse contexto, frequentar as principais feiras do setor agrícola pode ser algo fundamental. Elas apresentam diversas novidades, compartilham experiências, oferecem boas chances de negócios e ainda por cima ocorrem num clima divertido e descontraído. Quer descobrir quais são aquelas que você não pode deixar de ir? Confira o texto a seguir.

Expozebu

Esse é simplesmente o evento de pecuária mais tradicional do país: são mais de 80 edições já realizadas. Ocorre em Uberaba, Minas Gerais e, como diz o nome, o tema principal é o gado bovino Zebuíno, que reúne raças como nelore, guzerá e outras mais. Porém, há muito mais para se ver: existem leilões, área de exposição, concurso leiteiro e julgamento de animais. Exposição imperdível, especialmente para quem lida com a pecuária.

Expolondrina

Com sede em Londrina, no Paraná, a Expolondrina é uma feira agropecuária de repercussão internacional. Trata de temas que vão desde a parte financeira até o vestuário no agronegócio. Também é local para fechar bons negócios, pois há participação de indústrias, maquinário automotivo para fazendas e até gastronomia. Para quem quer se divertir, há também um rodeio internacional, arenas de shows e provas de cavalo.

Expointer

Essa feira agropecuária que promove a exposição de máquinas do agronegócio e também de animais. Para o entretenimento, investe em concursos e leilões de gado, exposições de artesanato e palestras e atrações culturais. É um local que agrada desde o empresário profissional do setor até famílias ligadas ao universo da fazenda. Ocorre em Esteio, Rio Grande do Sul.

Hortifrúti Brasil Show

O Hortifrúti Brasil Show é a Feira do Complexo Agroindustrial da Cadeia Produtiva de Hortaliças, Frutas e Flores, que ocorre anualmente em Curitiba, no Estado do Paraná. Apesar do nome, ela não se limita a frutas e hortaliças: há exibição de máquinas e equipamentos, implementos em tecnologia e gastronomia do gênero. Atrai pessoas de todo o país em busca de informações e bons negócios.

Tecnoshow Comigo

Exposição organizada pela cooperativa goiana Comigo, essa feira é um excelente local para quem busca tecnologia no agronegócio. São mais de 500 expositores de máquinas e equipamentos do gênero, além de dezenas de palestras e oficinas. Nelas são apresentadas iniciativas para aumentar a renda e estimular a produção do agronegócio.

Agrishow

O Agrishow é uma grande feira de agronegócios que ocorre em Ribeirão Preto voltada para a tecnologia agrícola, com foco no produtor rural. Há exposição de máquinas e equipamentos, com colhedoras e tratores, muitas vezes até em funcionamento. Você pode encontrar itens à venda que vão desde botas de agrotóxicos até sementes especiais.

Femec

A Femec é a feira do agronegócio do estado de Minas Gerais. Nela são exibidas máquinas, equipamentos e insumos agrícolas para agricultura (agroindústria e tecnologia de produção), piscicultura (foco na sustentabilidade e qualidade da água) e bovinocultura (com destaque para informações sobre o manejo nutricional da cria e da recria). Ocorre em Uberlândia e tem repercussão nacional, atraindo produtores de todo o país.

Essas são as principais feiras agrícolas do Brasil. Nelas podemos encontrar oportunidades de melhorar a cultura, aumentar a produtividade e ainda fechar bons negócios. Se você quer se diferenciar nesse setor, não deixe de ir a tantas quantas puder. O que há de melhor nessa área você só encontra por lá!

Você já visitou alguma dessas feiras? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários abaixo!