Por:
Categorias: Sem categoria

Os números de acidentes nas estradas brasileiras são assustadores e muitos motivos contribuem para isso. A começar pelo péssimo estado de nossas rodovias, imprudência de motoristas e até falhas mecânicas. Essa é uma estatística muito ruim e com certeza você não quer fazer parte dela, não é mesmo? Mas a boa notícia fica por conta de que é possível reduzir e muito o risco de se envolver em problemas se você tomar algumas atitudes. E o melhor: muitas delas são tão básicas que não darão trabalho nenhum e conferirão maior proteção para você e quem acompanhá-lo nos caminhos de asfalto. Quer saber quais são elas e andar mais tranqüilo por aí? Aprenda no texto a seguir:

Concentração é fundamental

As motos de hoje em dia atingiram um excelente grau de desempenho e, conseqüentemente de velocidade. Além de rápidas, elas são menores e menos visíveis que os outros veículos, portanto, qualquer deslize pode ser arriscado. Só por isso, já seria essencial que você estivesse concentrado, mas existe outro dado interessante: a moto, por ser mais ágil, também pode livrar-se mais facilmente de situações difíceis, mas se o acidente acontecer, o piloto estará mais exposto também. Sumarizando: estar concentrado não só vai evitar que você cometa algum erro, mas também pode ajudá-lo a se livrar dos erros dos outros. Atenção o tempo todo!

Tenha uma atitude defensiva

Como sabemos, nos dias de hoje você precisa dirigir não só por você, mas também pelos outros. Ter uma atitude defensiva vai deixá-lo menos exposto aos erros alheios e ajudará a antever a imprudência dos motoristas que cruzarem seu caminho. Fique nos limites de velocidade, farol aceso, respeite as leis de transito e use seu equipamento. É sempre bom prevenir.

Se possível, evite viajar à noite

Muitas vezes não tem jeito, mas se você puder, melhor não viajar à noite. Pode ser que um dia alcancemos as condições propícias para viajar com segurança nesse período, mas o fato é que hoje em dia não temos. Nossas pistas são mal iluminadas, o policiamento é fraco, as estradas têm problemas e além de tudo, é nesse período que os caminhoneiros mais rodam, derrubando diesel e carga por aí. A falta de sinalização é outro problema sério. Enquanto não sanarmos esses males, melhor rodar de dia.

Conheça as ameaças mais comuns

As motos têm algumas características mais específicas em termos de segurança e riscos. É preciso conhecer bem quais são e assim saber como evitá-los. É essencial, por exemplo, saber que quando estamos atrás de carros, muitas vezes nos encontramos no ponto cego do retrovisor e por isso, mesmo sem querer, o motorista pode nos dar uma fechada. Manter a distância de frenagem é sempre importante. Outro imprevisto comum é um pedestre distraído, pois a moto geralmente é mais difícil de se ver. Cachorros e outros animais na pista também são comuns e você sempre tem que estar atento. Outro risco iminente são as malditas linhas de pipa com cerol: todo ano matam diversos motociclistas. Não abra mão da haste metálica protetora sobre o guidão. Estar atento a esses problemas pode salvar sua vida.

Tomando essas atitudes, sua viagem estará muito mais segura e você pode curtir mais tranqüilo a sensação única de cortar o asfalto sobre duas rodas. Não abra mão de se proteger, os riscos estão aí e temos que fazer nossa parte para evitá-los. Dessa maneira, você e sua moto manterão ainda essa parceria prazerosa por muitos e muitos anos. Cuidado sempre!

Bot‹o_lojistas_kmc
Bot‹o_clientes_kmc_02